Meu Irmão... nunca pensaste na hora em que possas conhecer-te a ti mesmo?
Queres iniciar, hoje, a fazer reais esforços para alcançar essa inefável virtude? Ela é tão preciosa para o espírito, que Goethe, um iluminado ser, dizia: Quando o homem se conhecer a si mesmo libertar-se-á das cadeias que o prendem a este mundo.
Bem...se queres começar agora mesmo, acalma, primeiro, o tumulto de tuas vozes internas. Senta-te comodamente. Respira com sossego e naturalidade. Fecha os olhos.
Depois pergunta-te: Quem sou eu, em realidade? Pensa lentamente, mas com determinação. Procura conhecer-te em todas tuas facetas. Esquadrinha profundamente teu mundo mental, definindo-o com leal exatidão.
Pergunta-te honestamente: Qual é meu objetivo sobre a Terra? Se chegas a responder-te, de acordo com os conhecimentos que possuis, de um modo consciente e claro, tuas possibilidades de progresso são imensamente melhores
O objetivo do ser humano na Terra caminha paralelamente a seu grau de inteligência. Quando se chega a um grau de consciente responsabilidade, delineando ampla e precisamente os propósitos espirituais que se tem, passa-se a estar na proporção de cinqüenta por cento no caminho verdadeiro.
De nada valem todas as filosofias sobre a vida, se a Humanidade não se define a si mesma. Uma pessoa pode passar estudando as coisas do espírito vinte, trinta anos, uma existência enfim, e não obter mais que uma erudição intelectual.
Portanto, amigo, sê teu próprio juiz, com o máximo rigor, com a maior severidade, efetuando a necessária devassa em tua vida interna.
Averigua, em teu íntimo, o que procuras no caminho espiritual: conhecer-te ou ignorar-te? Acaso, será que queres passar a existência filosofando inutilmente, sem tentar a reforma interna, sem divisar com clareza tuas reais ânsias e aspirações?
Ou desejas, pelo contrário, constatar tuas imperfeições, conhecer tuas falhas e debilidades, a fim de transmutar tuas fraquezas, conscientemente, e empreender uma nova etapa em tua vida, para viver o que estudas e compreendes, procurando elevar-te na conquista da evolução celeste, e ser, desde este momento, por primeira vez em tua aprendizagem na Terra, espiritualmente sincero e leal com teu próprio Ser espiritual?
Se te respondes positiva e convictamente e procedes em teu íntimo em harmonia com as respostas que te deres, então, deixarás de representar uma simples folha levada à vontade do vento para passar a governar sabiamente o timão de tua presente vida, de teu destino, de tua finalidade divina!
(Irene Gómez de Ruggiero)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.